domingo, 10 de novembro de 2013

NOITE DO FLASHBACK
Sucessos da Disco Music

A Banda Marcial de Cubatão mostra mais uma faceta de sua criatividade introduzindo a dança numa nova roupagem de um de seus espetáculos. "Noite do FlashBack" traz, por meio da competente interpretação dos jovens músicos e  com a beleza e a técnica dos movimentos do seu Corpo Coreográfico, canções da chamada Disco Music.
 
 

Ao todo são 14 canções de diferentes compositores e estilos, mas sempre com o apelo do sucesso que tiveram na época de seu lançamento. Bohemian Rapsody, do grupo Quenn e Reach Out Ií`Be There, dos Four Tops são apresentadas num momento instrumental  de excelência.


Dança e Musica - Outra novidade deste espetáculo é a bem vinda união entre música e dança. O Corpo Coreográfico da Banda Marcial, sob o comando de Alessandra Palucci, marca presença nas músicas “What a feeling”, tema do filme Flash Dance; uma das canções do musical “Grease”, com arranjo de Frank Bernaerts; “Dancing Days”, sucesso das Frenéticas; e “The Village People Hit Mix”, um apanhado da produção dançante desse grupo, sucesso nas discotecas no fim dos anos de 1970. Com um figurino inspirado nos musicais, as adolescentes encantam até os mais jovens em momentos de muita alegria.Gloria”, composição e Giancarlo Bigazzi e Umberto Tozzi e a conhecida canção “Born to Be Alive” composição de Patrick Hernandes, são as musicas coreografadas para o grupo de dança convidado. A aparição do dançarino Gui Michael na musica “Thriller” de Michael Jackson é um verdadeiro sucesso, momento de nostalgia de um clipp que ficará para a eternidade.
 Os jovens musicos ainda interpretam com maestria as canções “Dancing Queen”, do ABBA; “Can’t take my eyes of you”, “The greatest love of all”, de Whitney Houston,  Saturdey Night Fever  do Grupo Bee Gees entre outras. Um grupo realmente especial, aplaudido de pé por todos onde o projeto Noite do FlashBack tem acontecido. Sob a direção artística do Maestro Alexandre Felipe Gomes, dezenas de dançarinos no palco com 35 músicos num espetáculo único e gratuito. “Noite do FlashBack- Sucessos da Disco Music”.


Disco Music - Não se sabe muito bem quando o movimento surgiu, mas muita gente considera o ano de 1974 como o verdadeiro começo da era disco. Neste ano dois fatos marcaram a época: o estouro dos clubes em Nova York, F iladélfia e Miami, embalados por gravações de Gloria Gaynor, com o hit Never Can Say Goodbye, Doona Summer, com o seu primeiro disco, Lady of The Night e o sucesso do grupo Abba, Waterloo. Além de várias outras músicas que aos poucos foram se tornando hits nas pistas. Foi também a época onde os DJ´s passaram a ser badalados, afinal eram eles que escolhiam os sons que animavam as pistas. No ano seguinte a balada continuava, e só aumentava os ganhos da industria fonográfica, nomes como KC and The Sunshine Band, Earth Wind and Fire e Kool and The Gang, só para ficarmos nos mais famosos, gravavam seus primeiros álbuns que caiam, quase totalmente, nas graças dos DJ´s. Clubes como o Loft e Paradise Garden, em Nova Iorque, floresciam como os mais descolados disco-clubs e serviram de influência para outros que foram surgindo pelo mundo, inclusive aqui no Brasil.

Mostrando que a febre era altamente contagiosa, a Europa também aderiu à disco, e alguns artistas passaram a se destacar. O principal grupo europeu, claro, são os suecos do Abba que novamente estouram nos Estados Unidos, agora com a música Mamma Mia. Abba que, novamente, em 1976 continuo no topo, agora com Dancing Queen.  Bandas como Earth Wind and Fire e cantoras como Diana Ross já despontavam, fazendo muito sucesso e também a alegria das gravadoras.




 Mas o pontapé que faltava para a Disco tomar o planeta foi dado somente em 1977, e contou com um dançarino e um grupo australiano como principais responsáveis pelo estrondoso sucesso mais uma forcinha da indústria do cinema, que não poderia perder a chance de faturar. São eles John Travolta e o grupo Bee Gees. O filme? Saturday Night Fever, ou em português Os Embalos de Sábado à Noite. Finalmente o mundo é tomado pela disco music e o que era, um tanto, restrito aos clubes mais descolados passa a ser de domínio público e o ano de 1978 se torna o mais massificante da cena


 E no Brasil? Pois bem, por aqui a disco durou bem mais do que lá fora, culpa de DJ´s como Iraí Campos e Cia, que insistiam em continuar tocando os clássicos de 77, 78, 79, lá pelos idos de 84, 85, já, misturando tudo com a new wave, que chegava por aqui na mesma época. Casas clássicas em São Paulo, Hipopotamus e Papagaios no Rio, davam a tônica e sustentavam o estilo. Até uma filial do lendário clube nova-iorquino, Studio 54, foi aberta em São Paulo, pelo empresário Roberto Amaral. Na TV a Rede Globo abraçou o estilo com Dancing Days, que destacou artistas como Frenéticas, Ronaldo Resedá, Lady Zu entre outros. Estamos no século XXI e a Disco Music não foi esquecida, existem programas de rádio que ainda tocam os grandes sucessos da época, principalmente as baladas que embalavam  os corações mais afoitos. Existem também grupos que se dedicam a vivenciar esta época. Foi pensando no resgate de anos de muito divertimento, alegria e uma geração que se destacou pela sua irreverência é que a Orquestra de Metais da Banda Marcial de Cubatão apresenta o programa “ Noite do Flash Back -  Sucessos da Disco Music”. Artistas e grupos famosos como Bee Gees, Olivia Newton John e John Travolta, Village People, Whiteney Houston, Grupo Abba, As Frenéticas, Michael Jackson, entre outros fazem o sucesso desta apresentação para ouvir, cantar e dançar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário